19 de jan. de 2012

Crianças e internet

Olá pessoal, estive ausente por um tempo aqui no blog, muitas mudanças aconteceram e minha vida. Acredito que mudanças as vezes são necessárias. Mas estou de volta  com muitas perguntas dos meus leitores fiéis, responderei tudo (prometo), por ordem de chegada.
Dando inicio aos meus post resolvi  postar um assunto que para quem tem criança em casa (como eu) navegando na internet, principalmente nas férias, que é quando as crianças passam a maior parte do tempo navegando. Então vamos lá!


O assunto é delicado e não sabemos como começar: então vou dar algumas dicas de como abordar o assunto de como as crianças usarem a internet com segurança.

  1. Procure divertir juntos na internet, incentive as crianças a compartilhar as experiências com vocês.
  2. Ensine sempre eles a confiarem nos instintos, se alguma coisa diferente acontecer online, diga sempre para eles contarem a você. Principalmente se ficarem nervosos.
  3. Se as crianças estão entrando e salas de bate papo, mensagens instantaneas, video games online ou outras atividades que precisam do nome para efetuar a entrada, ajude os a escolher um nome que não identifique nenhuma informação pessoal sobre a vida deles.
  4. Insista sempre com as crianças que é errado passar informações pessoais, tais como, nome completo, endereço, telefone, onde estudam e o que gostam de brincar.
  5. Ensine as crianças que no mundo virtual também existe o certo e o errado.
  6. Mostre sempre para as crianças que no mundo virtual também tem que haver respeito com os outros. Expliquem que as regras de comportamento não muda só por que estão diante de um computador.
  7. Diga a eles que nunca marquem encontro pessoalmente com amigos virtuais, se  acontecer, diga a ele que você irá junto. Explique que amigos virtuais nem sempre são o que parecem ser.
  8. Ensine as crianças que tudo que se veem ou leem na internet é verdadeiro. E que na duvida é melhor perguntar.
É isso ai pessoal, espero ter ajudado.

4 comentários:

Vanessa Anacleto disse...

Excelente post, utilidade pública. Abraço!

lilian vieira disse...

oi querida bem vinda!estava com saudades,bjos.

Yolanda disse...

Oi Josi, que bom que voltou, gostaria de saber como fazer pra apagar endereços visitados que aparecem na tela do computador???

Ana Clara de Castro disse...

Olá...
Vim retribuir a visita!
Acredito que seu blog me será muito útil! rsrsrs
Já fiz alguns trabalhos sobre tecnologia. Confesso que a internet é meu vício. Se quiser dar uma olhadinha nos trabalhos está em: trabalhosanadecastro.blogspot.com
É só sobre segurança na internet, mas pelo que vi, esse é um assunto que vc gosta!
Bjos e até mais!