28 de abr. de 2011

Como enviar e-mail com segurança

Carta virou algo do passado. Correios apenas para emergências e questões de trabalho. O e-mail virou a ferramenta diária de comunicação para tudo, tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal.


 E a dica de hoje é "Você sabe encaminhar e-mail com segurança?"


Primeiro vou esclarecer o que é um e-mail.
E-mail é um correio eletrônico ,e é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet. fonte (Wikipédia). Não é possível um e-mail ser igualzinho a outro.


Regras importantes:


1. Ao encaminhar suas mensagens, encaminhe a mensagem que REALMENTE contém o anexo ou o texto desejado, e não aquela que está em sua “Caixa de Entrada”.
Fazendo isso, o seu destinatário NÃO terá que abrir 10 anexos antes de chegar ao que realmente interessa. Além disso, aquele montão de endereços eletrônicos pelos quais a mensagem já passou também não aparecerá, para que depois sejam “ROUBADOS” pelos senhores spammers, que são os chatos que te mandam os e-mails que você não solicitou e não sabe, sequer, de onde veio.
Caso o texto de sua mensagem contenha endereços eletrônicos, apague-os, antes de “re-encaminhar”.



2. Essa dica é extremamente importante
Quando for mandar uma mensagem para mais de uma pessoa, não envie com o “Para” nem com o “Cc”, envie com o “CCO” (Com cópia oculta), que NÃO mostra o endereço eletrônico de nenhum destinatário. A pessoa vai simplesmente recebê-la, mas não saberá quem são os demais destinatários.


3. Retire do título (Assunto) de sua mensagem os “En”, “Enc”, “Fwd”, “Re”, Res”, e deixe somente o assunto, porque além de deselegante, essa é uma das formas dos spammers saberem que a mensagem tem muitos endereços ali dando sopa”. E podem também reparar, que estas mensagens contém, pelo menos, muitos endereços de e-mails diferentes. Quando todos fizermos isso, livraremos a Internet da maioria dos vírus e propagandas indesejadas.


 4. Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é tão fácil quanto rabiscar os muros de uma área pública. NÃO acredite automaticamente em tudo. Observe o texto, reflita, analise tudo isto antes de repassar aos seus amigos.

Não acredite em tudo que você receba no seu e-mail


5.  NUNCA, mas NUNCA mesmo, deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus, antes de primeiro confirmar se um site confiável, de uma companhia real, o tenha identificado. Tente em: www.symantec ou http://www.antivirus.com, e mesmo assim, pense duas vezes antes de passar adiante. Lembre-se, alguns vírus podem infectar a máquina só depois de serem lidos. É mais um terrível terrorismo on-line.


6. Você NÃO vai morrer nem ter má sorte no amor ou algo semelhante se arrebentar “uma corrente”. Isso não é questão religiosa.


8. Quando receber mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma foto comovente, não repasse apenas “para fazer a sua parte”, pois pode haver alguém cheio de má intenção por traz deste e-mail. Analise-o. Se houver dados do enfermo/aleijado, consulte o telefone, verifique a veracidade das informações. Se o telefone for um celular, mesmo depois de confirmar dados, não creia. Afinal, próximo de sua casa, há sempre alguém carente que você poderá ajudar efetivamente, se esta for sua opção de vida, tão digna, porém, explorada por mal intencionados.


9. Cuidado! Muito cuidado ao repassar mensagens-lista de dados de pessoas, que cada um vai assinando, colocando seus endereços e telefones reais. Podem facilmente ser utilizados por assaltantes, seqüestradores, meliantes maus elementos, etc.


10. Lembre-se, cada dia chegam milhares de inexperientes na Internet, e quanto mais pudermos ensinar será de grande valia a todos. Sempre repasse, ao máximo de pessoas possível, este tipo de informação. Afinal, estes detalhes não se aprendem em escolas, mas aqui, através da boa vontade de uns para com os outros e ensinando-os a exercer este direito.


11. E nunca se melindre por alguém estar lhe corrigindo algum destes erros aqui mencionados. Você apenas é mais uma vitima “cheia de boas intenções”.


É isso ai pessoal, BOA SORTE a partir de hoje ao repassar e-mails.





3 comentários:

Anônimo disse...

Josy gostaria de que vc nos ensinasse como encontrar pastas invisíveis no computador?

Unknown disse...

gostaria de saber como encontrar pastas invisiveis no computador , como jogos por-exemplo.

Unknown disse...

qual é a diferença entre windous XP e o seven? e qual é o mais adequado para uso doméstico?