4 de ago. de 2011

Como criar senha forte e segura

Olá pessoal, a dica de hoje é bem importante, todos nós temos que ter senhas para ter acesso a várias páginas ou serviços na  internet e para conseguir senhas seguras e bem fortes para que não que ninguém consiga invadir o seu cantinho. Nesse post vou dar algumas dicas muito importante, então vamos lá!


  1. Nunca use sequencias do teclado, exemplo: 123456789 ou 22222222, ou abcdefgh,  vale também para maíuscula ou de tras pra frente  ou o seu nome de login (email). Vale também para data de aniversário. Essa é muito importante e a  primeira tentativa de um invasor.
  2. Use uma senha bem grande com no mínimo 08 caractere (já expliquei aqui no blog o que é caractere), isso aumenta bastante a sua proteção. O ideal é que tenha +/- 14 caractere.
  3. Combine letra, números e símbolos. Quanto maior a variedade de caractere, mais difícil de adivinhar.
  4. Use todo o teclado e não apenas os caracteres mais comuns, você pode até  incluir sinais de pontuação que estão na linha superior do teclado.
  5. Use palavras e frases que você possa lembrar com facilidade, mas que outras pessoas tenham dificuldade de adivinhar. A forma mais fácil de lembrar suas senhas e frases secretas e anotá-las. Ao contrário do que se supõe, não há nada errado em anotar as senhas, mas elas devem ser protegidas adequadamente para continuarem eficazes e seguras.
  6. Pense em uma frase que você possa lembrar facilmente. Ela será a base de sua senha forte ou frase secreta. Use uma frase fácil de memorizar, como "Meu filho Carlos tem três anos."
  7. Verifique se o computador ou sistema online aceita a frase secreta diretamente. Se você puder usar a frase secreta (com espaços entre os caracteres) em seu computador ou sistema online, faça isso.
  8. Se o computador ou sistema online não aceitar frases secretas, converta-a em uma senha. Pegue a primeira letra de cada palavra da frase e crie uma nova palavra sem sentido. Usando o exemplo acima, você teria: "mfctta". Repare bem nas iniciais citadas anteriormente.
  9. Aumente a complexidade misturando letras maiúsculas e minúsculas e números. Também é útil trocar algumas letras ou usar erros de digitação. Por exemplo, na frase secreta acima, você digitar o nome Carlos incorretamente ou substituir a palavra "três" pelo número 3. Existem várias substituições possíveis e, quanto maior a frase, mais difícil será a senha. Sua frase secreta pode se tornar "Meu FilhO CarLos tem 3 aNos." Se o computador ou sistema online não aceitar frases secretas, use o mesmo exemplo anterior em uma senha mais curta. Assim, você pode ter uma senha como "MfCt3a"
  10. Finalmente, use alguns caracteres especiais. Você pode usar símbolos que pareçam letras, combinar palavras (remova espaços) e outras formas de tornar a senha mais difíceis. Usando esses truques, nós criamos a frase secreta "MeuFilhO KrlOs t&m 3 @no$" ou uma senha (usando a primeira letra de cada palavra) "MFKt3@
  11. Outro detalhe muito importante é que de maneira alguma coloque a mesma senha em todos os acessos. Caso o invasor descobrir a sua senha, ele terá acesso a todos os seus pertences. a melhor forma de se proteger é dificultando.
  12. Teste sua nova senha em um Verificador de senha.  Eu sei que você esta curioso (a) em saber se sua senha antiga é forte, então clique em  verificador de senha forte e testa a sua. Mas não se esqueça de trocar sua senha caso no verificador aparecer como FRACA

5 comentários:

Jo Turquezza disse...

Super importante e de vez em quando também é bom trocar de senha. Beijos.

Yolanda disse...

Eu nunca troquei, achei essas dicas muito interessantes. Josi divulgue seu blog em outros blogs, é muito importante seu trabalho, parabéns!!!

Caca disse...

Mais uma excelente dica, Josi. Eu sou meio displicente com relação a isso. No Banco do Brasil, já conseguiram descobrir minha senha uma vez e agora estou ficando mais criterioso. Valeu! Obrigado e uma braço.

Unknown disse...

Olá,passei para retribuir a visitnha
e conhecer seu cantinho.
Ele ótimo e cheio de dicas excelentes, já me instalei por aqui...
Bjs!!!

Unknown disse...

Oi Josi!
Voltei de novo,é q não consegui me cadastrar para te seguir,depois eu volto e me cadastro.Bjs!!!