25 de jul. de 2011

Como editar uma filmagem no computador

Olá pessoal, editar ou até mesmo criar um vídeo no computador não é muito complicado. O Windows disponibiliza uma ferramenta chamada Windows Movie Maker, é só entrar pelo botão iniciar, > todos os programas.



  • Algumas dicas  do Windows Movie Maker
                1 – Se o vídeo já esta pronto e você que somente editá-lo, deve-se abrir o arquivo, usando a opção “Importar vídeo”. É preciso selecionar a pasta onde ele foi salvo depois da captura com a câmera. O Windows Movie Maker aceita formatos populares como AVI e MPEG e também imagens fixas, como JPEGs.  Agora se você quer criar um vídeo apenas com fotos, clique em "Importar imagens", essa vai para a área de trabalho e ai é só arrastar na ordem que deseja.  E também é muito legal incluir música, ai é só clicar em "Importar áudio ou música"
               2 – Depois disso, todos os efeitos necessários para a edição já estão disponíveis na área de trabalho do programa. Já dá para arrastar os vídeos, músicas e imagens até a linha do tempo. Não há segredo:
             Na parte direita do programa, fica uma tela de pré-visualização. Nela, é possível assistir ao resultado temporário, antes que o arquivo final fique pronto. Basta apertar a tecla Play e, se for o caso, avançar ou retroceder o vídeo.
              3 – Além disso, é possível aplicar efeitos nas imagens. A galeria do Windows Movie Maker tem muitas opções, entre elas tornar visíveis os pixels, deixar o filme com um aspecto antigo ou transformá-lo em preto-e-branco. Basta clicar na opção “Efeitos de vídeo”, selecionar aquele desejado e arrastá-lo até o vídeo para fazer a aplicação. Quando isso acontece, surge uma estrela indicadora de cor azul.
              4 – No caso de haver mais de um vídeo, o programa também permite adicionar transições. A lista, que pode ser aberta clicando-se em “Transições de vídeo”, à esquerda, traz também diversas opções. É só arrastar a transição escolhida para o intervalo entre os vídeos, representado por um quadrado de tamanho menor.
             5 – Na reta final, chegou a hora de criar os créditos e o título do filme, usando para isso a opção “Criar títulos ou créditos”. Nesse caso, o Windows Movie Maker também permite escolher animações para o texto, assim como a fonte, a cor da letra e o nível de transparência.
             6 – Após essa etapa, a edição básica está praticamente concluída. Falta apenas concluir o filme, e isso também é bem fácil de fazer. A melhor opção é “Salvar no computador”, pois o arquivo fica disponível no disco rígido do PC. Dessa forma, dá para gravar um DVD ou CD depois ou ainda colocá-lo na internet.
Clique na imagem para aumentar

É isso ai pessoal, eu já fiz vários vídeos usando essa ferramenta,  meus alunos adoram quando vamos aprender a usar o  Movie Maker.

3 comentários:

Yolanda disse...

Josi, adorei as dicas e o novo visual do blog, bem moderno.

Caca disse...

Josi, bom dia! Taí uma dica que eu estava precisnao e muito. Sempre me atrapalhei na hora de postas vídeos domésticos. Nos dois lançamento de meus livros eu tinha filmagens e tomei um couro que você nem imagina! rsrs. Obrigado!

PS: Quanto ao livro que você solicitou sugestão, eu recomendo FAZENDO MEU FILME, de Paula Pimenta. Ainda não conheci uma adolescente que tenha lido e não tenha adorado esse livro (já está no vol 3 e é um sucesso incrível. Abração. paz e bem.

Caca disse...

Oi, Josi. Enviei um convite do lançamento de meu livro pelo seu e-mail. Vou pedir para fazer uma filmagem e depois podemos fazer uma bela edição? rsrs. Beijos.